Historia SPFC



São Paulo Futebol Clube

A História do São Paulo Futebol Clube trata do clube de futebol de mesmo nome e começa em 1900 com a fundação do Clube Atlético Paulistano.
1900 – 1934: do Paulistano ao São Paulo da Floresta
O São Paulo Futebol Clube como conhecemos hoje teve sua fundação oficial em 1935. Mas a história do clube começa bem antes disso. O ano é o de 1900, pra ser mais exato, quando da fundação do Clube Atlético Paulistano .
O Paulistano era a grande potência do futebol paulista e brasileiro no início do século XX. Nesse time jogavam Arthur Friedenreich, grande futebolista do país nas décadas de 10 e 20. Conquistou o Campeonato Paulista por onze vezes e foi o primeiro time brasileiro a fazer uma excursão à Europa (em 1925), onde obteve um desempenho excelente. O Paulistano, no entanto recusou-se a aderir ao profissionalismo no futebol. Decidiu então encerrar suas atividades no futebol , embora, como clube social e de esportes amadores exista até hoje. O mesmo destino teve, no ano de 1929 a Associação Atlética das Palmeiras.
Em 26 de Janeiro de 1930, nasceu o São Paulo Futebol Clube, com jogadores e as cores vermelha e branca vindos do Paulistano (e futebolistas já consagrados como Araken, Friedenreich e Waldemar de Brito), e com o branco e o negro cedido pelo A.A. das Palmeiras, além de ter herdado deste o campo da Chácara da Floresta. O primeiro presidente do novo clube foi eleito pelos sócios: o dr. Edgard de Souza.
No mesmo ano, o time foi vice-campeão paulista e, em 1931, o São Paulo conquistou seu primeiro título estadual com Nestor (Joãozinho); Clodô e Barthô; Milton, Bino e Sasse; Luisinho, Siriri (Armandinho), Fried, Araken e Junqueirinha, e Rubens Salles de técnico. E em 1933, o São Paulo da Floresta bateria o Santos por 5 a 1 na primeira partida de futebol profissional do Brasil. No entanto, o clube conheceu uma séria crise financeira . Dirigentes adquiriram uma luxuosa sede na Rua Conselheiro Crispiniano (no centro da cidade), um palacete chamado Trocaderoo que acabou acarretando em uma dívida de 190 contos de réis. O fato ocasinou a fusão com o Clube de Regatas Tietê, que determinou que não se usassem cores, uniformes e vários outros símbolos do São Paulo – dando em troca o campo da Floresta e extinguindo o departamento de futebol em 14 de maio de 1935.

0 comentários:

Postar um comentário